Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Gerenciamento de Projetos - Tempo - Sequenciar Atividades



O sequenciamento de atividades envolve a identificação e documentação dos relacionamentos lógicos entre as atividades do cronograma. As atividades do cronograma podem ser sequenciadas logicamente usando as relações de precedência adequadas, além de antecipações e atrasos, para dar suporte ao desenvolvimento posterior de um cronograma do projeto realista e alcançável. O sequenciamento pode ser realizado usando um software de gerenciamento de projetos ou técnicas manuais. As técnicas manuais e automatizadas também podem ser usadas em conjunto.

Entradas


Plano de gerenciamento do cronograma:

Lista de atividades:

Atributos da atividade:

Lista de marcos:

Especificação do escopo do projeto:

Fatores ambientais da empresa:

Ativos de processos organizacionais:

Ferramentas e Técnicas


Método do diagrama de precedência (MDP): O MDP é um método de construção de um diagrama de rede do cronograma do projeto que usa caixas ou retângulos, chamados de nós, para representar atividades e os conecta por setas que mostram as dependências. A Figura 6-5 mostra um diagrama de rede do cronograma do projeto simples desenhado usando o MDP. Esta técnica também é chamada de atividade no nó (ANN) e é o método usado pela maioria dos pacotes de software de gerenciamento de projetos.


O MDP inclui quatro tipos de dependências ou de relações de precedência: 
  • Término para início. A iniciação da atividade sucessora depende do término da atividade predecessora. 
  • Término para término. O término da atividade sucessora depende do término da atividade predecessora. 
  • Início para início. A iniciação da atividade sucessora depende da iniciação da atividade predecessora. 
  • Início para término. O término da atividade sucessora depende da iniciação da atividade predecessora. 
No MDP, término para início é o tipo mais comumente usado de relação de precedência. As relações do tipo início para término são raramente usadas.


Método do diagrama de setas (MDS): O MDS é um método de construção de um diagrama de rede do cronograma do projeto que usa setas para representar atividades e as conecta nos nós para mostrar suas dependências. A Figura 6-6 mostra um diagrama de lógica de rede simples desenhado usando MDS. Esta técnica é também chamada de atividade na seta (ANS) e, embora menos adotada do que o MDP, ainda é usada no ensino da teoria de rede do cronograma e em algumas áreas de aplicação. O MDS usa somente dependências do tipo término para início e pode exigir o uso de relacionamentos “fantasmas” chamados de atividades fantasmas, que são mostradas como linhas pontilhadas, para definir corretamente todos os relacionamentos lógicos. Como as atividades fantasmas não são atividades reais do cronograma (não possuem conteúdo de trabalho), é atribuída a elas uma duração nula para fins de análise de rede do cronograma. Por exemplo, na Figura 6-6, a atividade do cronograma “F” depende do término das atividades do cronograma “A” e “K,” e também do término da atividade do cronograma “H.”

Modelos de rede do cronograma: É possível usar modelos de diagrama de rede do cronograma do projeto padronizados para facilitar a preparação de redes de atividades do cronograma do projeto. Eles podem incluir um projeto todo ou somente uma parte dele. As partes de um diagrama de rede do cronograma do projeto são freqüentemente chamadas de sub-rede ou fragmento de rede. Os modelos de sub-rede são particularmente úteis nos casos em que um projeto inclui várias entregas idênticas ou quase idênticas, como pisos em um edifício comercial, estudos clínicos em um projeto de pesquisa farmacêutica, módulos de programa de codificação em um projeto de software ou a fase de inicialização de um projeto de desenvolvimento.

Determinação da dependência: São usados três tipos de dependências para definir a seqüência entre as atividades. 
  • Dependências obrigatórias. A equipe de gerenciamento de projetos determina quais são as dependências obrigatórias durante o processo de estabelecimento da seqüência de atividades. As dependências obrigatórias são as inerentes à natureza do trabalho sendo realizado. As dependências obrigatórias freqüentemente envolvem limitações físicas, como em um projeto de construção, no qual é impossível erguer a superestrutura antes de construir a fundação ou em um projeto de componentes eletrônicos, no qual um protótipo precisa ser construído antes de ele poder ser testado As dependências obrigatórias também são algumas vezes chamadas de lógica rígida. 
  • Dependências arbitradas. A equipe de gerenciamento de projetos determina quais são as dependências arbitradas durante o processo de estabelecimento da seqüência de atividades. As dependências arbitradas são totalmente documentadas, pois podem criar valores de folga total arbitrários e podem limitar as opções posteriores de elaboração de cronogramas. As dependências arbitradas são chamadas algumas vezes de lógica preferida, lógica preferencial ou lógica fina. As dependências arbitradas são normalmente estabelecidas com base no conhecimento das melhores práticas dentro de uma área de aplicação específica ou em algum aspecto pouco usual do projeto, no qual se deseja uma seqüência específica, mesmo que existam outras seqüências aceitáveis. Algumas dependências arbitradas incluem seqüências preferidas de atividades do cronograma com base na experiência anterior de um projeto bem-sucedido que realiza o mesmo tipo de trabalho. 
  • Dependências externas. A equipe de gerenciamento de projetos identifica as dependências externas durante o processo de estabelecimento da seqüência de atividades. As dependências externas são as que envolvem um relacionamento entre as atividades do projeto e as atividades que não são do projeto. Por exemplo, a atividade do cronograma de teste de um projeto de software pode ser dependente da entrega de hardware de uma fonte externa ou de audiências ambientais do governo, que precisam ser realizadas antes de a preparação do local poder ser iniciada em um projeto de construção. Essas entradas podem se basear em informações históricas de projetos anteriores de natureza semelhante ou de propostas ou contratos de fornecedores. 
Aplicação de antecipações e atrasos: A equipe de gerenciamento de projetos determina as dependências que podem exigir uma antecipação ou um atraso para definir com exatidão o relacionamento lógico. O uso de antecipações e atrasos e de suas premissas relacionadas é documentado. Uma antecipação permite uma aceleração da atividade sucessora. Por exemplo, uma equipe de elaboração de documentos técnicos pode começar a escrever a segunda versão preliminar de um documento extenso (a atividade sucessora) quinze dias antes de terminar de escrever a primeira versão inteira (a atividade predecessora). Isso pode ser realizado por um relacionamento do tipo término para início com um período de antecipação de quinze dias. Um atraso leva a um retardo da atividade sucessora. Por exemplo, para compensar um período de cura do concreto de dez dias, seria possível usar um atraso de dez dias em um relacionamento do tipo término para início, o que significa que a atividade sucessora não poderá ser iniciada antes de dez dias após o término da predecessora.

Saídas


Diagramas de rede do cronograma do projeto: Os diagramas de rede do cronograma do projeto são representações esquemáticas das atividades do cronograma do projeto e dos relacionamentos lógicos entre elas, também chamados de dependências. As Figuras 6-5 e 6-6 ilustram duas abordagens diferentes para desenhar um diagrama de rede do cronograma do projeto. Um diagrama de rede do cronograma do projeto pode ser produzido manualmente ou usando software de gerenciamento de projetos. O diagrama de rede do cronograma do projeto pode incluir todos os detalhes do projeto ou ter uma ou mais atividades de resumo. Uma descrição sumarizada acompanha o diagrama e descreve a abordagem básica usada para sequenciar as atividades. Quaisquer sequências de atividades pouco usuais dentro da rede são totalmente descritas nesse texto. 

Lista de atividades (atualizações): Se solicitações de mudança aprovadas resultarem do processo Sequenciamento de atividades, então a lista de atividades será atualizada para incluir essas mudanças aprovadas.

Atributos da atividade (atualizações): Os atributos da atividade são atualizados para incluir os relacionamentos lógicos definidos e quaisquer antecipações e atrasos associados. Se solicitações de mudança aprovadas resultantes do processo Seqüenciamento de atividades afetarem a lista de atividades, então os itens relacionados nos atributos da atividade serão atualizados para incluir essas mudanças aprovadas.

Mudanças solicitadas: A preparação de relacionamentos lógicos, antecipações e atrasos do projeto pode revelar casos que podem gerar uma mudança solicitada na lista de atividades ou nos atributos da atividade. Exemplos: uma atividade do cronograma pode ser dividida ou redefinida de outra forma, as dependências podem ser refinadas ou uma antecipação ou um atraso são ajustados para diagramar de forma adequada os relacionamentos lógicos corretos. As mudanças solicitadas são processadas para revisão e destinação pelo processo Controle integrado de mudanças. 


Referência

PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. GUIA PMBOK.4 ed. –EUA: Project Management Institute, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário