Veja na apresentação acima um resumo da matéria.
Se um projeto é “um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço único”, o produto ou serviço gerado pode ser um software;
Características específicas do projeto de software:
- O software é um produto “abstrato”, que normalmente só pode ser visualizado por completo depois de pronto;
- Definição e manutenção do escopo do projeto;
- Projeções de tempo de desenvolvimento difíceis;
- Curto prazo para entrega (ciclo de vida do software é curto);
- Qualidade do produto entregue;
- A entrega do software não significa o fim do projeto;
Gerenciamento de Projetos de Software: O gerenciamento efetivo de projetos de software foca em quatro P’s: pessoas, produto, processo e projeto;
- Pessoas: a engenharia de software é um empreendimento que depende do esforço humano;
- Produto: comunicação com o cliente sobre o escopo do produto (risco de construir uma solução elegante para o problema errado);
- Processo: métodos e técnicas do processo de construção de software;
- Projeto: planejamento das atividades para construção do software – é a única forma de se gerenciar a complexidade;
Pessoas: As pessoas são de fundamental importância no projeto de software, e muitas vezes as empresas não percebem isto;
Papéis desempenhados por pessoas no projeto:
- Gerentes Seniores: definem as questões de negócio envolvidas no projeto;
- Gerentes de Projeto: planejam, motivam, organizam e controlam os analistas que fazem o software;
- Analistas: aqueles que possuem a capacidade técnica para produzir o software;
- Clientes: especificam os requerimentos do software;
- Usuários finais: pessoas que utilizarão o software quando este for entregue;
Coordenação efetiva das pessoas que fazem o trabalho;
A comunicação formal e informal entre as pessoas envolvidas no projeto de software é um elemento fundamental para coordenação das atividades do projeto;
Produto: No início do projeto de software é necessário estimar tempo e fazer o planejamento sem a informação completa do produto a ser gerado;
- A análise detalhada dos requerimentos do software demora meses ou semanas;
- A primeira atividade a ser realizada é a definição do escopo do software;
- Escopo: 1. Alvo, mira. 2. Objetivo. 3. Propósito, intuito.
Processo: Compreende as fases do projeto de construção do software;
- As fases gerais (iniciação, planejamento, execução e finalização) são válidas para qualquer tipo de software;
- As atividades de cada fase serão conduzidas de acordo com o processo de desenvolvimento específico para o software em questão;
Projeto de Software: Conjunto de atividades direcionadas ao escopo e ao processo de desenvolvimento definidos;
Indicadores de que um projeto de software está em risco:
- As pessoas do projeto não entendem as necessidades do cliente;
- O escopo do produto está mal definido;
- As mudanças são mal gerenciadas;
- A tecnologia escolhida muda;
- As necessidades de negócio mudam;
- Os prazos são irrealistas;
- Usuários são resistentes;
- O projeto não possui “dono” (sponsorship);
- As pessoas não têm as habilidades necessárias;
- Gestores não utilizam melhores práticas e lições aprendidas;
Partes interessadas no projeto: Partes interessadas no projeto são pessoas e organizações ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser afetados como resultado da execução ou do término do projeto. A equipe de gerenciamento de projetos precisa identificar as partes interessadas, determinar suas necessidades e expectativas e, na medida do possível, gerenciar sua influência em relação aos requisitos para garantir um projeto bem-sucedido.
As partes interessadas possuem diversos níveis de responsabilidade e de autoridade quando participam de um projeto e eles podem mudar durante o ciclo de vida do projeto. As partes interessadas que ignoram essa responsabilidade podem ter um impacto prejudicial nos objetivos do projeto. Da mesma forma, os gerentes de projetos que ignoram as partes interessadas podem esperar um impacto prejudicial nos resultados do projeto. Se uma importante parte interessada não for identificada, poderá haver grandes problemas para um projeto.
As partes interessadas podem ter uma influência positiva ou negativa em um projeto. As partes interessadas negativas são frequentemente negligenciadas pela equipe do projeto, que corre o risco de não conseguir levar seus projetos a um final bem-sucedido.
As principais partes interessadas em todos os projetos incluem:
- Gerente de projetos. A pessoa responsável pelo gerenciamento do projeto.
- Cliente/usuário. A pessoa ou organização que utilizará o produto do projeto. Podem existir várias camadas de clientes. Por exemplo, os clientes de um novo produto farmacêutico podem incluir os médicos que o receitam, os pacientes que o utilizam e as empresas de saúde que pagam por ele. Em algumas áreas de aplicação, os termos cliente e usuário são sinônimos, enquanto em outras, cliente se refere à entidade que adquire o produto do projeto e usuários são os que utilizarão diretamente o produto do projeto.
- Organização executora. A empresa cujos funcionários estão mais diretamente envolvidos na execução do trabalho do projeto.
- Membros da equipe do projeto. O grupo que está executando o trabalho do projeto.
- Equipe de gerenciamento de projetos. Os membros da equipe do projeto que estão diretamente envolvidos nas atividades de gerenciamento de projetos.
- Patrocinador. A pessoa ou o grupo que fornece os recursos financeiros, em dinheiro ou em espécie, para o projeto.
- Influenciadores. Pessoas ou grupos que não estão diretamente relacionados à aquisição ou ao uso do produto do projeto mas que, devido à posição de uma pessoa na organização do cliente ou na organização executora, podem influenciar, positiva ou negativamente, no andamento do projeto.
- PMO. Se existir na organização executora, o PMO poderá ser uma parte interessada se tiver responsabilidade direta ou indireta pelo resultado do projeto.
Os gerentes de projetos precisam gerenciar as expectativas das partes interessadas, o que pode ser difícil pois elas em geral têm objetivos muito diferentes ou conflitantes. Por exemplo:
- O gerente de um departamento que solicitou um novo sistema de informações de gerenciamento pode desejar baixo custo, o arquiteto do sistema pode enfatizar a excelência técnica e a empresa de programação contratada pode estar mais interessada em maximizar seu lucro.
- O vice-presidente de pesquisa em uma empresa de produtos eletrônicos pode definir o sucesso de um novo produto como tecnologia de ponta, o vice presidente de produção pode defini-lo como práticas de classe mundial e o vice presidente de marketing pode estar interessado principalmente no número de novos recursos.
- O proprietário de um projeto de desenvolvimento imobiliário pode estar concentrado no desempenho no prazo, o órgão governamental local pode desejar maximizar a arrecadação fiscal, um grupo ambiental pode desejar minimizar os impactos ambientais adversos e as pessoas que residem perto do local podem desejar transferir o projeto para outro local.
Referência
PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. GUIA PMBOK.4 ed. –EUA: Project Management Institute, 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário