Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Gerenciamento de Projetos - Planejar Gerenciamento de Escopo


Veja um Resumo da Matéria na Apresentação Acima.

Planejar o gerenciamento do escopo é o processo de criar um plano de gerenciamento do escopo do projeto que documenta como tal escopo será definido, validado e controlado. O principal benefício deste processo é o fornecimento de orientação e instruções sobre como o escopo será gerenciado ao longo de todo o projeto.

Entradas


Plano de gerenciamento do projeto: Os planos auxiliares aprovados do plano de gerenciamento do projeto são usados para criar o plano de gerenciamento do escopo e influenciar a abordagem adotada no planejamento do escopo e no gerenciamento do escopo do projeto.

Termo de abertura do projeto: O termo de abertura do projeto é usado para fornecer o contexto do projeto necessário para planejar os processos de gerenciamento do escopo. Ele fornece a descrição em alto nível do projeto e das características do produto da especificação do trabalho do projeto.

Fatores ambientais da empresa: Os fatores ambientais da empresa que podem influenciar o processo Planejar o gerenciamento do escopo incluem, mas não estão limitados, a: 
  • Cultura organizacional, 
  • Infraestrutura, 
  • Administração do pessoal, e 
  • Condições de mercado. 

Ativos de processos organizacionais: Os ativos de processos organizacionais que podem influenciar o processo Planejar o gerenciamento do escopo incluem, mas não estão limitados, a: 
  • Políticas e procedimentos, e 
  • Informações históricas e base de conhecimento de lições aprendidas. 

Ferramentas e Técnicas


Opinião especializada: A opinião especializada se refere a entradas recebidas das partes entendidas e experientes. Tal opinião especializada pode ser oferecida por qualquer grupo ou pessoa com formação, conhecimento, habilidade, experiência ou treinamento em desenvolvimento de planos de gerenciamento do escopo.

Reuniões: As equipes de projeto podem participar de reuniões para desenvolver o plano de gerenciamento do escopo. Os participantes destas reuniões podem incluir o gerente e o patrocinador do projeto, membros selecionados da equipe do projeto e das partes interessadas, qualquer pessoa com responsabilidade de gerenciar quaisquer dos processos de gerenciamento do escopo e outros, conforme a necessidade.

Saídas


Plano de gerenciamento do escopo: O plano de gerenciamento do escopo é um componente do plano de gerenciamento do projeto ou do programa que descreve como o escopo será definido, desenvolvido, monitorado, controlado e verificado. O plano de gerenciamento do escopo é uma entrada importante no processo Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto e nos outros processos de gerenciamento do escopo. Os componentes de um plano de gerenciamento do escopo incluem: 
  • O processo de preparação da especificação detalhada do escopo do projeto; 
  • O processo que habilita a criação da EAP a partir da especificação do escopo do projeto detalhada; 
  • O processo que estabelece como a EAP será mantida e aprovada; 
  • O processo que especifica como será obtida a aceitação formal das entregas do projeto concluídas; e 
  • O processo para controlar como as solicitações de mudança na especificação do escopo do projeto detalhada serão processadas. Este processo está diretamente ligado ao processo Executar o controle integrado de mudanças. 
O plano de gerenciamento do escopo pode ser formal ou informal, amplamente estruturado ou altamente detalhado, com base nas necessidades do projeto.

Plano de gerenciamento dos requisitos: O plano de gerenciamento dos requisitos é um componente do plano de gerenciamento do projeto que descreve como os requisitos serão analisados, documentados e gerenciados. A relação fase a fase, influencia fortemente como os requisitos são gerenciados. O gerente do projeto escolhe a relação mais eficaz para o projeto e documenta esta abordagem no plano de gerenciamento dos requisitos.

Muitos dos componentes do plano de gerenciamento dos requisitos são baseados nessa relação. Os componentes do plano de gerenciamento dos requisitos podem incluir, mas não estão limitados, a: 
  • Como as atividades dos requisitos serão planejadas, rastreadas e relatadas; 
  • Atividades de gerenciamento da configuração tais como: a maneira como as mudanças do produto serão iniciadas, como os impactos serão analisados, rastreados, monitorados e relatados, assim como os níveis de autorização necessários para aprovar tais mudanças; 
  • Processo de priorização dos requisitos; 
  • Métricas do produto que serão usadas e os argumentos que justificam o seu uso; e 
  • Estrutura de rastreabilidade que reflita que atributos dos requisitos serão capturados na matriz de  rastreabilidade.

Referência

PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. GUIA PMBOK.4 ed. –EUA: Project Management Institute, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário