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quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Gerenciamento de Projetos - Tempo - Estimar Recursos das Atividades



A estimativa de recursos da atividade do cronograma envolve determinar os recursos (pessoas, equipamentos ou material) e as quantidades de cada recurso que serão usados e quando cada recurso estará disponível para realizar as atividades do projeto. O processo Estimativa de recursos da atividade é estreitamente coordenado com o processo Estimativa de custos. Por exemplo: 

A equipe de um projeto de construção precisa estar familiarizada com os códigos de construção locais. Esse conhecimento é muitas vezes facilmente obtido dos fornecedores locais. No entanto, se o "pool" de mão-de-obra local não possuir experiência em técnicas de construção especializadas ou pouco usuais, a maneira mais eficaz para obter esse conhecimento dos códigos de construção locais pode ser incluir um consultor, com custo adicional. 

Uma equipe de design automotivo precisará estar familiarizada com as técnicas mais recentes de montagem automatizada. O conhecimento necessário pode ser obtido contratando um consultor, enviando um projetista a um seminário sobre robótica ou colocando alguém da produção como membro da equipe do projeto. 

Entradas


Plano de gerenciamento do cronograma:

Lista de atividades: Uma lista de atividades identifica as atividades do cronograma para os recursos estimados.

Atributos das atividades: Os atributos das atividades fornecem as principais entradas de dados para o uso na estimativa dos recursos necessários para cada atividade da lista de atividades.

Calendários de recursos: Um calendário de recursos é um calendário que identifica os dias úteis e turnos em que cada recurso específico encontra-se disponível. Informações sobre quais recursos (tais como pessoal, equipamento e material) estão potencialmente disponíveis durante um período de atividades planejado são usadas para a estimativa de utilização dos recursos. Os calendários de recursos especificam quando e por quanto tempo os recursos identificados do projeto estarão disponíveis durante o projeto. Essas informações podem estar no nível da atividade ou do projeto. Este conhecimento inclui a consideração de atributos tais como a experiência e/ou nível de habilidade do recurso, assim como as diversas localizações geográficas de onde vêm esses recursos e quando eles poderão estar disponíveis.

Registro dos riscos: Os eventos de risco podem impactar a seleção e a disponibilidade dos recursos. As atualizações no registro dos riscos estão incluídas nas atualizações nos documentos do projeto, descritas na, do processo Planejar as respostas aos riscos.

Estimativas dos custos das atividades:  O custo dos recursos pode impactar a sua seleção.

Fatores ambientais da empresa: Os fatores ambientais da empresa que podem influenciar o processo Estimar os recursos das atividades incluem, mas não estão limitados à localização, disponibilidade e competências do recurso.

Ativos de processos organizacionais: Os ativos de processos organizacionais que podem influenciar o processo Estimar os recursos das atividades incluem, mas não estão limitados, a: 
  • Políticas e procedimentos relativos à mobilização e desmobilização de pessoal, 
  • Políticas e procedimentos relacionados ao aluguel e compra de suprimentos e equipamentos, e 
  • Informação histórica a respeito dos tipos de recursos usados para trabalhos semelhantes de projetos anteriores. 

Ferramentas e Técnicas


Opinião especializada: A opinião especializada é freqüentemente necessária para avaliar as entradas desse processo relacionadas a recursos. Qualquer grupo ou pessoa com conhecimento especializado de planejamento e estimativa de recursos pode fornecer essa especialização.

Análise de alternativas: Muitas atividades do cronograma possuem métodos alternativos de realização. Eles incluem o uso de vários níveis de capacidade ou habilidades de recursos, tipos ou tamanhos diferentes de máquinas, ferramentas diferentes (manuais versus automatizadas) e decisões de fazer ou comprar relativas ao recurso.

Dados publicados para auxílio a estimativas: Diversas empresas publicam rotineiramente os valores de produção e os custos unitários atualizados dos recursos para um extenso conjunto de áreas, material e equipamentos em diversos países e locais geográficos dentro de países. 

Estimativa “bottom-up”: Quando uma atividade do cronograma não pode ser estimada com um nível razoável de confiança, o trabalho dentro da atividade do cronograma é decomposto em mais detalhes. As necessidades de recursos de cada uma das partes inferiores e mais detalhadas do trabalho são estimadas e essas estimativas são então agregadas em uma quantidade total para cada um dos recursos da atividade do cronograma. As atividades do cronograma podem ou não possuir dependências entre elas que possam afetar a aplicação e o uso dos recursos. Se existirem dependências, esse padrão de utilização de recursos é refletido na estimativa de recursos da atividade do cronograma e é documentado.

Software de gerenciamento de projetos: O software de gerenciamento de projetos tem capacidade para ajudar a planejar, organizar e gerenciar "pools" de recursos e para desenvolver estimativas de recursos. Dependendo da sofisticação do software, as estruturas analíticas dos recursos, as disponibilidades de recursos e os valores dos recursos podem ser definidos, além dos vários calendários de recursos.

Saídas


Recursos necessários para a atividade: As saídas do processo Estimativa de recursos da atividade são a identificação e a descrição dos tipos e quantidades de recursos necessários para cada atividade do cronograma em um pacote de trabalho. Em seguida, esses requisitos podem ser agregados para determinar a estimativa de recursos para cada pacote de trabalho. A quantidade de detalhes e o nível de especificação das descrições dos recursos necessários podem variar por área de aplicação. A documentação dos recursos necessários para cada atividade do cronograma pode incluir a base da estimativa de cada recurso, além das premissas feitas para determinar que tipos de recursos são aplicados, sua disponibilidade e em que quantidade são usados. O processo Desenvolvimento do cronograma determina quando os recursos são necessários.

Estrutura analítica dos recursos: A estrutura analítica dos recursos (EAR) é uma estrutura hierárquica dos recursos identificados por categoria de recursos e tipo de recursos.

Atualizações nos documentos do projeto: Documentos do projeto que podem ser atualizados incluem, mas não estão limitados, a:
  • Lista de atividades,
  • Atributos das atividades, e
  • Calendários dos recursos.

Referência

PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. GUIA PMBOK.4 ed. –EUA: Project Management Institute, 2008

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