Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Gerenciamento de Projetos - RH - Mobilizar Equipe




Contratar ou mobilizar a equipe do projeto é o processo de obtenção dos recursos humanos necessários para terminar o projeto. A equipe de gerenciamento de projetos pode ter ou não controle sobre os membros da equipe selecionados para o projeto.

Entradas


Fatores ambientais da empresa: Os membros da equipe do projeto são obtidos de todas as fontes disponíveis, tanto internas quanto externas. Quando a equipe de gerenciamento de projetos for capaz de influenciar ou orientar designações de pessoal, as características a serem consideradas incluirão: 
  • Disponibilidade. Quem está disponível e quando estará disponível? 
  • Capacidade. Quais competências as pessoas possuem? 
  • Experiência. As pessoas realizaram trabalhos semelhantes ou relacionados? Eles foram realizados de forma satisfatória? 
  • Interesses. As pessoas estão interessadas em trabalhar neste projeto? 
  • Custo. Quanto receberá cada membro da equipe, especialmente se for contratado de fora da organização? 
Ativos de processos organizacionais: Uma ou mais organizações envolvidas no projeto podem ter políticas, diretrizes ou procedimentos que controlam as designações de pessoal. Os departamentos de recursos humanos também podem auxiliar com recrutamento, contratações e orientação de membros da equipe do projeto.

Funções e responsabilidades: As funções e responsabilidades definem as posições, habilidades e competências exigidas pelo projeto.

Organogramas do projeto: Os organogramas do projeto fornecem uma visão geral do número de pessoas necessárias para o projeto.

Plano de gerenciamento de pessoal: O plano de gerenciamento de pessoal, junto com o cronograma do projeto, identifica os períodos de tempo em que cada membro da equipe do projeto será necessário e outras informações importantes para contratação ou mobilização da equipe do projeto.

Ferramentas e Técnicas


Pré-designação: Em alguns casos, os membros da equipe do projeto são conhecidos antecipadamente; isto é, eles são pré-designados. Essa situação poderá ocorrer se o projeto for resultado de pessoas específicas prometidas como parte de uma proposta competitiva, se o projeto depender da especialização de pessoas específicas ou se algumas designações de pessoal forem definidas dentro do termo de abertura do projeto.

Negociação: As designações de pessoal são negociadas em muitos projetos. Por exemplo, a equipe de gerenciamento de projetos pode precisar negociar com: 
  • Gerentes funcionais para garantir que o projeto receberá adequadamente pessoal competente no prazo necessário e que os membros da equipe do projeto conseguirão trabalhar no projeto até que as tarefas sob sua responsabilidade sejam terminadas 
  • Outras equipes de gerenciamento de projetos dentro da organização executora para designar adequadamente recursos escassos ou especializados. A capacidade da equipe de gerenciamento de projetos de influenciar outras pessoas tem função importante na negociação de designações de pessoal, da mesma forma que as políticas das organizações envolvidas. Por exemplo, um gerente funcional irá analisar os benefícios e a importância dos projetos conflitantes quando estiver determinando para onde deverá designar funcionários extremamente competentes que são disputados por todas as equipes do projeto. 
Contratação ou mobilização: Quando a organização executora não possui o pessoal interno necessário para terminar o projeto, os serviços exigidos podem ser adquiridos de fontes externas. Isso pode envolver a contratação de consultores individuais ou a subcontratação de trabalho de outra organização.

Equipes virtuais: O uso de equipes virtuais cria novas possibilidades durante a contratação ou a mobilização de membros da equipe do projeto. As equipes virtuais podem ser definidas como grupos de pessoas com uma meta compartilhada que executam suas funções sem se encontrarem pessoalmente na maior parte do tempo. A disponibilidade de comunicação eletrônica, como email e videoconferência, viabilizou a existência dessas equipes. O formato da equipe virtual possibilita: 
  • Formar equipes de pessoas da mesma empresa que moram em áreas geográficas distantes entre si; 
  • Adicionar especialização a uma equipe do projeto, embora o especialista não esteja na mesma área geográfica; 
  • Incorporar funcionários que trabalham a partir de escritórios domésticos; 
  • Formar equipes de pessoas que trabalham em diferentes turnos ou horas; 
  • Incluir pessoas com deficiência de locomoção; 
  • Avançar em projetos que seriam ignorados devido a despesas com viagens. O planejamento das comunicações torna-se cada vez mais importante em um ambiente de equipe virtual. Talvez seja necessário um tempo adicional para definir expectativas claras, desenvolver protocolos para enfrentar conflitos, incluir pessoas na tomada de decisões e compartilhar o crédito nos sucessos. 

Saídas


Designações de pessoal para o projeto: O projeto terá o seu quadro de pessoal quando forem designadas para trabalhar nele as pessoas adequadas. A documentação pode incluir uma lista da equipe do projeto, memorandos para membros da equipe e nomes inseridos em outras partes do plano de gerenciamento do projeto, como organogramas e cronogramas do projeto.

Disponibilidade de recursos: A disponibilidade de recursos documenta os períodos de tempo em que cada membro da equipe do projeto pode trabalhar no projeto. A criação de um cronograma final confiável depende do fato de se ter um bom entendimento dos conflitos de cronograma individuais, inclusive período de férias e compromissos com outros projetos.

Plano de gerenciamento de pessoal (atualizações): Conforme pessoas específicas preenchem as funções e responsabilidades do projeto, talvez sejam necessárias mudanças no plano de gerenciamento de pessoal, pois as pessoas raramente correspondem exatamente aos requisitos de pessoal planejados. Outras razões para mudar o plano de gerenciamento de pessoal incluem promoções, aposentadorias, doenças, problemas de desempenho e mudanças na carga de trabalho.


Referência

PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. GUIA PMBOK.4 ed. –EUA: Project Management Institute, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário