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segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Gerenciamento de Projetos - Partes Interessadas - Gerenciar Planejamento



Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas é o processo de desenvolver estratégias apropriadas de gerenciamento para envolver as partes interessadas de maneira eficaz no decorrer de todo o ciclo de vida do projeto, com base na análise das suas necessidades, interesses, e impacto potencial no êxito do projeto. O principal benefício desse processo é o fornecimento de um plano claro e de interação com as partes interessadas do projeto para que apoiem os interesses do projeto. 

O processo Planejar o gerenciamento das partes interessadas demonstra como o projeto afetará as partes interessadas, permitindo que o gerente de projetos desenvolva várias maneiras de engajar as partes interessadas no projeto de maneira eficaz, a fim de gerenciar suas expectativas e cumprir os objetivos do projeto. O gerenciamento das partes interessadas significa mais do que melhorar as comunicações, e requer mais do que gerenciar uma equipe. O gerenciamento das partes interessadas envolve a criação e manutenção de relacionamentos entre a equipe do projeto e as partes interessadas, com o objetivo de satisfazer suas respectivas necessidades e requisitos dentro dos limites do projeto.

Esse processo gera o plano de gerenciamento das partes interessadas, que contém planos detalhados de realização eficaz do gerenciamento das partes interessadas. À medida em que o projeto avança, a comunidade das partes interessadas e o nível exigido de envolvimento podem mudar e, assim sendo, o planejamento do gerenciamento das partes interessadas é um processo iterativo que é revisto regularmente pelo gerente de projetos.

Entradas


Plano de gerenciamento do projeto: As informações usadas no desenvolvimento do plano de gerenciamento das partes interessadas incluem, mas não se limitam, a: 
  • O ciclo de vida selecionado para o projeto e os processos que serão aplicados a cada fase; 
  • Descrição de como o trabalho será executado para alcançar os objetivos do projeto; 
  • Descrição de como os requisitos de recursos humanos serão cumpridos e como os papéis e responsabilidades, a estrutura hierárquica e o gerenciamento do pessoal serão abordados e estruturados para o projeto; 
  • Um plano de gerenciamento de mudanças que documenta como as mudanças serão monitoradas e controladas; e 
  • Necessidades e técnicas para comunicação entre as partes interessadas. 
Registro das partes interessadas: O registro das partes interessadas fornece as informações necessárias para planejar maneiras apropriadas de engajar as partes interessadas do projeto.

Fatores ambientais da empresa: Todos os fatores ambientais da empresa são usados como entradas para esse processo, porque o gerenciamento das partes interessadas deve ser adaptado ao ambiente do projeto. Entre eles, a cultura, a estrutura e o ambiente da organização são particularmente importantes, porque ajudam a determinar as melhores opções para apoiar um melhor processo adaptativo para o gerenciamento das partes interessadas.

Ativos de processos organizacionais: Todos os ativos de processos organizacionais são usados como entradas para o processo Planejar o gerenciamento das partes interessadas. Entre eles, o banco de dados das lições aprendidas e as informações históricas são particularmente importantes, porque ajudam no entendimento dos planos de gerenciamento anteriores e sua eficácia. Eles podem ser usados para planejar as atividades de gerenciamento das partes interessadas para o projeto atual.

Ferramentas e Técnicas

Opinião especializada: Com base nos objetivos do projeto, o gerente de projetos deve utilizar a opinião de partes especializadas para decidir sobre o nível de engajamento requerido de cada parte interessada, em cada estágio do projeto. Por exemplo, no início de um projeto, pode ser necessário que as partes interessadas seniores estejam altamente engajadas, para remover quaisquer obstáculos ao êxito. Sua remoção bem sucedida pode ser suficiente para que as partes interessadas seniores mudem o seu nível de engajamento de liderança para apoio, e outras partes interessadas, como usuários finais, podem tornar-se mais importantes.

Para criar o plano de gerenciamento das partes interessadas, deve-se buscar a opinião e o conhecimento especializado de grupos ou pessoas com treinamento ou conhecimento especializado na área em questão, ou visão dos relacionamentos dentro da organização, tais como: 
  • Alta administração; 
  • Membros da equipe do projeto; 
  • Outras unidades ou pessoas dentro da organização; 
  • Principais partes interessadas identificadas; 
  • Gerentes de projetos que trabalharam em projetos da mesma área (diretamente ou por meio de lições aprendidas); 
  • Especialistas no assunto da área de negócio ou do projeto; 
  • Grupos e consultores do setor; e 
  • Associações profissionais e técnicas, entidades reguladoras e organizações não governamentais (ONGs). 
A opinião especializada pode ser obtida por meio de consultas individuais (reuniões particulares, entrevistas, etc.) ou em formato de painel (discussões de grupo, pesquisas de opinião, etc.).

Reuniões: As reuniões devem ser feitas com especialistas e a equipe do projeto para definir os níveis de engajamento requeridos de todas as partes interessadas. Essas informações podem ser usadas na preparação do plano de gerenciamento das partes interessadas.

Técnicas analíticas: O nível de engajamento atual de todas as partes interessadas deve ser comparado com os níveis de envolvimento planejados requeridos para a conclusão bem sucedida do projeto. O engajamento das partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto é essencial para o êxito do projeto.

O nível de engajamento das partes interessadas pode ser classificado como se segue: 
  • Desinformado. Sem conhecimento do projeto e impactos potenciais. 
  • Resistente. Ciente do projeto e dos impactos potenciais e resistente à mudança. 
  • Neutro. Ciente do projeto e mesmo assim não dá apoio ou resiste. 
  • Dá apoio. Ciente do projeto e dos impactos potenciais e dá apoio à mudança. 
  • Lidera. Ciente do projeto e dos impactos potenciais e ativamente engajado em garantir o êxito do projeto. 
O engajamento atual pode ser documentado usando a matriz de avaliação do nível de engajamento das partes interessadas, como mostrado na Figura 13-7, onde C indica o nível de engajamento atual e D indica o nível de engajamento desejado. A equipe do projeto precisa identificar o nível de engajamento desejado para a fase atual do projeto, com base nas informações disponíveis.

O exemplo da Figura 13-7 mostra que a parte interessada 3 está no nível de engajamento desejado, enquanto as partes interessadas 1 e 2 necessitam comunicações e ações adicionais para chegarem ao nível de engajamento desejado.



Através desse processo analítico, podem ser identificadas lacunas entre os níveis de engajamento atual e desejado. As ações e comunicações necessárias para fechar essas lacunas podem ser identificadas pela equipe do projeto usando a opinião especializada.

Saídas


Plano de gerenciamento das partes interessadas: O plano de gerenciamento das partes interessadas é um componente do plano de gerenciamento do projeto e identifica as estratégias de gerenciamento necessárias para o engajamento das partes interessadas de maneira eficaz. O plano de gerenciamento das partes interessadas pode ser formal ou informal, amplamente estruturado ou altamente detalhado, com base nas necessidades do projeto.

Além dos dados reunidos no registro das partes interessadas, o plano de gerenciamento das partes interessadas muitas vezes fornece: 
  • Níveis de engajamento desejados e atuais das principais partes interessadas; 
  • Âmbito e impacto da mudança nas partes interessadas; 
  • Inter-relacionamentos identificados e sobreposição potencial entre as partes interessadas; 
  • Requisitos de comunicações das partes interessadas para a atual fase do projeto; 
  • Informações a serem distribuídas às partes interessadas, incluindo idioma, formato, conteúdo e nível de detalhes; 
  • Motivo da distribuição daquela informação e o impacto esperado no engajamento das partes interessadas; 
  • Intervalo de tempo e frequência para a distribuição das informações necessárias às partes interessadas; e 
  • Método para atualizar e refinar o plano de gerenciamento das partes interessadas à medida que o projeto progride e se desenvolve. 
Os gerentes de projetos devem estar cientes da natureza sensível do plano de gerenciamento do projeto e tomar as devidas precauções. Por exemplo, as informações sobre as partes interessadas resistentes ao projeto podem ser potencialmente prejudiciais, e deve ser dada a devida atenção à distribuição de tais informações. Na atualização no plano de gerenciamento das partes interessadas, a validade das premissas fundamentais deve ser revista para assegurar a exatidão e a relevância continuadas.

Atualizações nos documentos do projeto: Os documentos do projeto que podem ser atualizados incluem, mas não estão limitados, a: 
  • Cronograma do projeto, e 
  • Registro das partes interessadas.

Referência

PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. GUIA PMBOK.4 ed. –EUA: Project Management Institute, 2008

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