Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Gerenciamento de Projetos - Custos - Visão Geral



O gerenciamento de custos de um projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamentação e controle, de modo que seja possível terminar o projeto dentro do orçamento aprovado.

  • Planejar o gerenciamento de custos: significa estabelecer as políticas, os procedimentos e a documentação para o planejamento, gestão, despesas e controle de custo do projeto.
  • Estimar custos: é o desenvolvimento de uma estimativa dos custos dos recursos necessários para terminar as atividades do projeto.
  • Determinar orçamento: é a agregação dos custos estimados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha de base dos custos.
  • Controlar os custos: é o controle dos fatores que criam as variações de custos e controle das mudanças no orçamento do projeto.
O gerenciamento de custos do projeto trata principalmente do custo dos recursos necessários para terminar as atividades do cronograma. No entanto, o gerenciamento de custos também deve considerar o efeito das decisões do projeto sobre o custo de utilização, manutenção e suporte do produto, serviço ou resultado do projeto. Por exemplo, a limitação do número de revisões de projeto pode reduzir o custo do projeto à custa de um aumento nos custos operacionais do cliente. Essa visão mais ampla, muitas vezes, é chamada de estimativa de custos do ciclo de vida.

Em alguns projetos, especialmente os que apresentam menor escopo, a estimativa de custos e a orçamentação estão ligadas de forma tão estreita que são consideradas um único processo. A capacidade de influenciar o custo é maior nos estágios iniciais do projeto e esse é o motivo pelo qual a definição do escopo logo no início é essencial.


Embora não esteja mostrado aqui como um processo distinto, o trabalho envolvido na execução dos três processos de gerenciamento de custos é precedido de um esforço de planejamento da equipe de gerenciamento de projetos.

Referência

PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. GUIA PMBOK.4 ed. –EUA: Project Management Institute, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário