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quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Gerenciamento de Projetos - Custos - Estimar Custos



A estimativa dos custos envolve o desenvolvimento de uma aproximação dos custos dos recursos necessários para determinar cada atividade do cronograma. Por exemplo, na maior parte das áreas de aplicação, aceita-se amplamente o fato de que o trabalho adicional durante uma fase do projeto tem o potencial de reduzir o curto da fase de execução e das operações de produtos. O processo “Estimativa de Custos” considera se a economia esperada pode compensar o custo do trabalho de desenho adicional.

Em geral as estimativas de custos são expressas em unidades de moeda, dólares, euros, reais, etc. para facilitar as comparações dentro dos projetos e entre eles. Em alguns casos, o avaliador pode utilizar unidades de medida para estimar os custos, como equipe-hora ou equipe-dia, juntamente com as estimativas de custo, para facilitar o controle gerencial adequado.

A exatidão de uma estimativa de projeto ira aumentar conforme o projeto se desenvolve através do ciclo de vida do projeto. Os custos são estimados para todos os recursos serão lançados no projeto.

Estimar os custos (Entradas)

  • Plano de gerenciamento dos custos
  • Plano de gerenciamento dos recursos humanos RH
  • Linha de base do escopo
    • Especificação do escopo do projeto
    • Estrutura analítica do projeto EAP
    • Dicionário da EAP
  • Cronograma do projetos
  • Registros dos risco
  • Fatores ambientais da empresa
    • Condições de mercado
    • Informações comerciais publicadas
  • Ativos de processos organizacionais
    • Políticas de estimativas de custos
    • Modelos de estimativa de custos
    • Informações históricas
    • Lições aprendidas

Estimar os custos (Ferramentas e Técnicas)

  • Opiniões especializada: A opinião especializada, guiada por informações históricas, fornece um discernimento valioso sobre o ambiente e informações de projetos passados similares. Também pode ser usada para determinar se seria recomendável combinar diferentes métodos de estimativas e como reconciliar as diferenças entre eles.
  • Estimativa análoga: Significa usar o custo real dos projetos anteriores semelhantes como base para estimar os custos do projeto atual. Geralmente custa menos que outras técnicas, mas também é menos precisa.
  • Estimativa paramétrica: Utiliza uma relação estatística entre dados históricos e outras variáveis. Esta técnica pode produzir níveis mais alto de exatidão dependendo da sofisticação e também da quantidade de recursos e dos dados de custos subjacentes incorporados ao modelo.
  • Estimativa “bottom-up”: Esta técnica envolve a estimativa dos custos de pacotes de trabalho individuais ou de atividades do cronograma individuais com o nível mais baixo de detalhes.
  • Estimativa de três pontos:
    • Mais provável: O custo da atividade, baseado num esforço de avaliação realista para o trabalho.
    • Otimista: Os custos são baseados na análise do melhor cenário para a atividade.
    • Pessimista: Os custos são baseados na análise do pior cenário para a atividade.
  • Análise das reservas: Muitos avaliadores de custos incluem as reservas, também denominadas previsões para contingências, como custos em várias estimativas de custos da atividade do cronograma.
  • Custo da Qualidade: O custo da qualidade também pode ser usado para preparar a estimativa de custos da atividade do cronogramas.
  • Software de gerenciamento de projetos: Aplicativos para estimativa de custos, planilhas computadorizadas e ferramentas estatísticas e de simulação, são amplamente utilizadas para auxiliar na estimativa de custos.
  • Análise de proposta de fornecedor: A análise de proposta de fornecedor e uma análise de quanto o projeto deve custar. Em casos em que os projetos foram obtidos através de processos competitivos, a equipe do projeto talvez precise realizar um trabalho adicional de estimativa de custo para examinar o preço de entragas individuais e obter um custo que dê suporte ao custo final total do projeto.

Estimar custos (Saídas)


  • Estimativas de custos da atividade: É uma avaliação quantitativa dos custos prováveis dos recursos necessários para terminar as atividades do cronograma.
  • Base das estimativas: Independentemente do nível de detalhe, a documentação de suporte deve fornecer um entendimento claro e completo a respeito de como a estimativa de custo foi derivada. Os detalhes de suporte para estimativas de custos podem incluir:
    • Documentação das bases para estimativa, isto é, como foi desenvolvida
    • Documentação de todas as premissas adotadas
    • Documentação de quaisquer restrições conhecidas
    • Indicação da faixa de estimativas possíveis, por exemplo R$1.000,00 +ou- 10%
    • Indicação do nível de confiança da estimativa final.
  • Atualizações nos documentos do projeto: Os documentos do projeto que podem ser atualizados incluem, mas não se limitam, ao registro dos riscos.

Referência

PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. GUIA PMBOK.4 ed. –EUA: Project Management Institute, 2008

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