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quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Gerenciamento de Projetos - Custos - Planejar o gerenciamento dos custos



Deve descrever como os custos serão planejados, estruturados e controlados. Os processos de gerenciamento dos custos do projeto e suas ferramentas e técnicas associadas devem ser documentados.

Por exemplo, o plano de gerenciamento de custos pode estabelecer o seguinte:

  • Unidades de medida: cada unidade usada em medições, como horas e dias de pessoal ou semanal para medidas de tempo, ou metros, litros para medidas de quantidade ou importância global em forma de moeda, é definida para cada um dos recursos.
  • Nível de precisão: O grau em que as estimativas dos custos das atividades serão arredondadas para cima ou para baixo (R$100,49 para R$100,00 ou R$995,59 para R$1.000,00) com base no escopo das atividades e magnitudes do projeto.
  • Nível de exatidão: A faixa aceitável, exemplo + ou – 10%, usada na determinação das estimativas realísticas de duração de atividades é especificada e pode incluir uma quantidade para contingências.
  • Associações com procedimentos organizacionais: A estrutura analítica do projeto – EAP – fornece a estrutura para o plano de gerenciamento dos custos, permitindo a consistência nas estimativas, orçamentos e controle de custos. O componente da EAP usado para a contabilidade de custos do projeto é chamado de conta de controle. Cada conta de controle recebe um código único ou número(s) de conta que se conecta(m) diretamente ao sistema de contabilidade da organização executora.
  • Limites de controle: Limites na variação para monitoramento do desempenho de custo podem ser especificados para indicar uma quantidade de variação combinada a ser permitida antes que alguma ação seja necessária. Normalmente os limites são expressos como percentagem de desvio da linha de base do plano.
  • Regras para medição do desempenho:
    • Definir os pontos da EAP
    • Estabelecer as técnicas de medição do valor agregado
    • Especificar as metodologias de acompanhamento e as equações computacionais de gerenciamento
  • Formas de relatórios: Os formatos e frequências para vários relatórios de custos são definidos.
  • Descrições dos processos: As descrições de cada um dos outros processos de gerenciamento dos custos são documentadas.
  • Detalhes adicionais: Os detalhes adicionais sobre as atividades de gerenciamento dos custos incluem, mas não estão limitados, a:
    • Descrição de escolhas de financiamento estratégicas
    • Procedimento para considerar flutuações nas taxas de câmbio
    • Procedimento para registro dos custos do projetos


Referência

PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. GUIA PMBOK.4 ed. –EUA: Project Management Institute, 2008

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