Deve descrever como os custos serão planejados, estruturados e
controlados. Os processos de gerenciamento dos custos do projeto e
suas ferramentas e técnicas associadas devem ser documentados.
Por exemplo, o plano de gerenciamento de custos pode estabelecer o
seguinte:
- Unidades de medida: cada unidade usada em medições, como horas e dias de pessoal ou semanal para medidas de tempo, ou metros, litros para medidas de quantidade ou importância global em forma de moeda, é definida para cada um dos recursos.
- Nível de precisão: O grau em que as estimativas dos custos das atividades serão arredondadas para cima ou para baixo (R$100,49 para R$100,00 ou R$995,59 para R$1.000,00) com base no escopo das atividades e magnitudes do projeto.
- Nível de exatidão: A faixa aceitável, exemplo + ou – 10%, usada na determinação das estimativas realísticas de duração de atividades é especificada e pode incluir uma quantidade para contingências.
- Associações com procedimentos organizacionais: A estrutura analítica do projeto – EAP – fornece a estrutura para o plano de gerenciamento dos custos, permitindo a consistência nas estimativas, orçamentos e controle de custos. O componente da EAP usado para a contabilidade de custos do projeto é chamado de conta de controle. Cada conta de controle recebe um código único ou número(s) de conta que se conecta(m) diretamente ao sistema de contabilidade da organização executora.
- Limites de controle: Limites na variação para monitoramento do desempenho de custo podem ser especificados para indicar uma quantidade de variação combinada a ser permitida antes que alguma ação seja necessária. Normalmente os limites são expressos como percentagem de desvio da linha de base do plano.
- Regras para medição do desempenho:
- Definir os pontos da EAP
- Estabelecer as técnicas de medição do valor agregado
- Especificar as metodologias de acompanhamento e as equações computacionais de gerenciamento
- Formas de relatórios: Os formatos e frequências para vários relatórios de custos são definidos.
- Descrições dos processos: As descrições de cada um dos outros processos de gerenciamento dos custos são documentadas.
- Detalhes adicionais: Os detalhes adicionais sobre as atividades de gerenciamento dos custos incluem, mas não estão limitados, a:
- Descrição de escolhas de financiamento estratégicas
- Procedimento para considerar flutuações nas taxas de câmbio
- Procedimento para registro dos custos do projetos
Referência
PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. GUIA PMBOK.4 ed. –EUA: Project Management Institute, 2008
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