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segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Tendências para 2017


As empresas brasileiras comprovaram em 2016 que na crise surgem oportunidades. O consumo menor forçou uma corrida por eficiência e redução dos custos por meio da tecnologia. Assim como, surgiram novos modelos de negócios e diferentes possibilidades de relacionamento com os seus clientes. Logo que a economia demonstre sinas de que está se recuperando será a hora de manter em pé os pontos positivos conseguidos.

As empresas se enxugaram inovando na comunicação e na produção por exemplo. A tendência para 2017 é inovar com agressividade pois foi percebida a necessidade  de transformação nos seus modelos de negócios. A compra de uma start-up, que atraiu 3,2 milhões de homens interessados em receber um kit de barbear, pela quantia de US$ 1 bilhão pela Unilever é um exemplo. Segundo alguns analistas, uma empresa do porte da Unilever dificilmente coseguiria criar um modelo de negócio deste tipo na sua estrutura corporativa. Isso significa que empresas deste porte tendem a buscar por novos modelos de negócios em uma tentativa de prosperar. 

A tecnologia é o eixo motor para que se possa inovar internamente e externamente em qualquer área de atuação. Ela tem possibilitado a relação das empresas por canais nunca antes utilizados e para isto se torna necessário, quase obrigatório, a criação de conteudo pois, como o consumidor é orgânico as empresas precisam expor as suas marcas em todos os lugares onde ele consome informação.

As grandes empresas estão se reinventado produzindo videos e séries 100% on-line sem ter a intenção de conduzir estes consumidores para os seus sites entendendo que as campanhas se resolvem pelo fato deste simplesmente assistir ao seu conteudo. Esse tipo de comunicação tem se mostrado eficiente para "encantar" os clientes que enxergam isso como uma forma de evolução refletindo a importância da inovação.

Em meio a uma crise o consumo é reduzido retirando determinados produtos do carrinho mas, este cliente ainda quer ser encantado pelas marcas. E as marcas que tem se renovado por meio de inovações são as que encantam.  

A evolução do marketing digital está trazendo modelos que condicionam a mensagem ao consumidor a sua etapa de navegação. Para conhecer o produto existe uma mas, se ele já tem conhecimento a mensagem é outra, tendo em mente de que não adianta mostrar uma mensagem genérica nas diferentes etapas de relacionamento.

A inteligência artificial veio para ficar e já está sendo explorada no relacionamento empresa cliente. Um exemplo claro disso são os chatbots onde robôs se encarregam de atender os usuários conseguindo responder a altura. Esse é um exemplo de inovação que reduz custos e fica disponível 24/7. Com a inteligência artificial será possível escalar qualquer modelo de negócio.

A principal tendência para 2017 é se conscientizar de que as marcas precisam passar uma mensagem e que nesta mensagem é muito interessante divulgar qual é o propósito da sua empresa.

Fonte: Sebrae - PEGN

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